Conheça a nossa história...

...desde 1958.

A empresa com denominação inicial de NOVUM – Indústria e Representações, Lda, que mais tarde passaria a NOVUM – Comércio e Serviços, Lda, nasce em 1958. O nome NOVUM que na sua origem latina representa “novo”, simboliza, desde logo, a atividade na distribuição em Portugal de novos equipamentos.

 

A nossa atividade pioneira inicia-se com a introdução no mercado dos primeiros equipamentos para soldagem de polietileno (fecho de sacos em plástico), colaborando assim, na divulgação das pequenas embalagens individuais com fecho hermético, que se foram generalizando.

 

O início da década de ’60 é largamente marcado pela generalização do uso de pequenas embalagens efetuadas com filmes plásticos. A nossa atividade na comercialização dos equipamentos de fecho e confeção das embalagens aumenta, tendo como consequência a mudança de instalações, dois anos após a fundação, para a Av. da República, em Lisboa.

 

Em 1961 colaboramos e marcamos presença na primeira Exposição Portuguesa de Embalagem, confirmando o pioneirismo e empenho em desenvolver esta área, que viria a ter grande influência na maneira de comercializar, nomeadamente os produtos alimentares, que hoje se vendem correntemente em pequenas embalagens.

 

Ainda durante a década de ’60, em 1966, introduzimos em Portugal uma nova embalagem, destinada principalmente a produtos alimentares frescos. Estas embalagens produzidas com filme de PVC esticável, em conjunto com pequenos tabuleiros tipo cuvete, em polpa de madeira, permitiam manter a frescura dos alimentos.


Nesta altura, estas embalagens eram efetuadas com máquinas de funcionamento manual, que também passamos a construir e a comercializar no mercado Português.

 

A década de ’70, traz a comercialização de equipamentos para aplicação de etiquetas auto-adesivas, inicialmente etiquetas brancas para marcação de preços e referências e, mais tarde, etiquetas pré-impressas com os dados das empresas utilizadoras. Desenvolve-se assim, paralelamente ao setor de Embalagem, o setor de Etiquetagem.

 

O aumento de clientes e do volume de negócios leva à abertura da filial no Porto. A par desta melhoria, no apoio aos clientes do Norte do País, o setor da Embalagem ganha novo impulso com a introdução no mercado de novos equipamentos, automáticos, destinados ao desenvolvimento da embalagem com filme de PE (polietileno) e PVC retráctil.

 

Já na década de ’80, lançamos, no mercado português, a automatização da embalagem de produtos alimentares frescos. São equipamentos automáticos de tecnologia avançada para a aplicação de filme esticável, cujo processo de aplicação manual tínhamos introduzido em 1966.

 

Em 1990, iniciamos a distribuição dos produtos fabricados pela empresa ETIPAC, empresa especializada, dedicada ao fabrico de etiquetas, para usar em balanças e impressoras de código de barras. Também neste ano comemoramos a venda da 5000ª máquina para soldagem de plástico (PE), as quais tinham sido introduzidas no mercado português pela NOVUM em 1958 e cuja venda perdura nos dias de hoje.

 

É também com esta década que se inicia a comercialização de impressoras para impressão de informação variável, como códigos de barras e textos e que, com o aumento de negócios, se adquirem novas e mais amplas instalações, no então novo Concelho de Odivelas.

 

Ainda na década de ’90 dá-se um relevante incremento na modernização de grande parte dos equipamentos por nós comercializados, com o início da comercialização de balanças de tecnologia avançada, destinadas à pesagem e etiquetagem automática de embalagens (ex. alimentos frescos).

 

É ainda uma década marcada pela venda da 150ª máquina automática para embalagem de produtos alimentares e pelo início da comercialização de tabuleiros, tipo cuvetes, em poliestireno expandido. Completa-se, assim, a possibilidade de fornecer os equipamentos e os materiais necessários ao funcionamento de linhas completas de Embalagem, Pesagem e Etiquetagem, para produtos alimentares frescos de peso variável.

 

O novo século é marcado, logo de início, por uma cadeia de eventos que consolidam a vanguarda dos nossos serviços. Em 2000, é obtida a certificação do sistema de gestão da qualidade, segundo a norma ISO 9002, em 2002 é lançada na Internet uma página de conteúdos multimédia, para apresentação dos nossos produtos e serviços, e em 2003 concluimos, com êxito, o processo de transição do sistema de gestão para o novo referencial NP EN ISO 9001.

 

Dando continuidade à nossa prática, que desde 1958 se traduz em melhorar constantemente a qualidade dos serviços que prestamos aos nossos Clientes e entidades com as quais cooperamos, concluimos, no fim de 2006, nova mudança para um funcional edifício, construído de raíz, situado em S.Tiago dos Velhos, Concelho de Arruda dos Vinhos.